sábado, 22 de janeiro de 2011

O Big Brother começou

Big Brother Anatel: acabou a privacidade das suas informações de telefonia

Agência Nacional de Telecomunicações comprou aparelhos que darão acesso a dados sigilosos dos assinantes de telefonia.

 
O Big Brother começou. E não estou falando do programa de TV. Com um investimento de quase 1 bilhão de reais, a Anatel vai saber o seu registro de chamadas feitas e recebidas, duração, data e horário de cada uma delas, além do acesso ao custo de cada uma. Legal, né? =(

A informação, divulgada em reportagem da Folha de São Paulo, dá conta de que a agência comprou equipamentos para seus escritórios em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com estes aparelhos conectados, o órgão terá acesso a dados do assinante.

 
Ligações perigosas: aparelhos darão acesso a informações sigilosas para Anatel

Os celulares primeiro

A ação fere o direito ao sigilo garantido pela Constituição, segundo advogados consultados pela matéria da Folha. Só uma CPI ou a Justiça podem influir a quebra deste sigilo. O alvo inicial da ação de integração (que também poderia ser chamada de monitoramento e controle) é a telefonia móvel. Começando pelas seguintes operadoras:
  • MG: Oi e TIM
  • RJ: Claro, Oi, TIM e Vivo
  • SP: Claro, Oi, TIM e Vivo

O outro lado

Já a Anatel afirma que nada será acessado sem autorização. A justificativa é que a medida deve aumentar o número de informações do órgão para resolver as reclamações e conflitos entre assinantes e operadora. Claro que isso é pura mentira, eles querem eé monitorar todos. Você acha que é uma boa ideia? Dê sua opinião aqui nos comentários!

0 comentários:

Postar um comentário