segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Porque o primeiro mês se chama "Janeiro"?

Novo ano, novas propostas, e uma pergunta: que terá o primeiro mês a ver com religiões antigas,a começar por seu nome: Janeiro.

Dos romanos herdamos muitas coisas. O catolicismo é uma delas. E, o mês de janeiro originou-se de uma divindade mitológica romana, JANUS OU JANO, DEUS DOS PORTAIS.


Segundo a mitologia, para que algo fosse começado ou aberto, como um novo ano, teria que passar pelo aval de Jano. Sua feição era composta por duas faces, que representavam os opostos passado-futuro, bem-mal. Assim, a maçonaria adotou a sua imágem da forma mais conhecida em brasões e escudos nacionais: A ÀQUILA BICEFALA, ou águia de duas cabeças.
Após seu uso mitológico, este simbolo foi isado pela maçonaria com a equivalência de suas duas colunas, que representam bem e mal, com um triângulo e um número 33 (o grau mais alto de maçonaria) observe-se isto abaixo:


este com um "G" dentro de um esquadro e um compasso, símbolo mor de maçonaria.

Em observância destes fatos, pode ser concluida a assertiva de influência de antigas religiões na nossa vida cotidiana. E até numa simples comemoração de novo ano!

0 comentários:

Postar um comentário